PSICOLOGIA

Dica de hoje:Terror noturno X Pesadelos

Dicas da Dri

Terror noturno X Pesadelos

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 16 de março, 2021

É mais comum em crianças, mas pode acometer adultos também. No caso do pesadelo, as crianças se lembram do ocorrido, diferente de um caso de terror noturno...

Terror noturno X Pesadelos

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

16 de março, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Pesadelos ou Terror Noturno???

Terror noturno é uma parassonia (distúrbio do sono) que, assim como o sonambulismo, é mais comum em crianças, mas pode acometer adultos também.

Durante os episódios de terror noturno, que normalmente duram de alguns segundos até poucos minutos, a criança pode sentar na cama, gritar, abrir os olhos, correr pela casa, chorar... E, depois, não se lembrar do ocorrido durante a noite.

Vale observar que tudo o que vivemos no decorrer do dia, fica armazenado em nossa memória, sendo usado pelo cérebro durante a noite. No caso das crianças, pesadelos são comuns, pois ainda estão aprendendo a diferenciar realidade de fantasia.

No caso de um pesadelo, as crianças se lembram do ocorrido e podem dar detalhes aos pais, diferentemente de um caso de terror noturno, onde não apresentam consciência do que ocorreu durante a noite e, ouvem com estranheza, o relato dos pais no dia seguinte.

Os pesadelos acontecem durante o chamado sono R.E.M. (rapid eyes movement / movimento rápido dos olhos), que ocorre no fim da madrugada (em geral). Já o terror noturno acontece muitas vezes, na primeira metade da noite, quando a pessoa ainda não atingiu o sono R.E.M., estando ainda em um sono menos profundo.

As principais características do terror noturno são:

  • Sentimento de medo incontrolável e pânico
  • Os episódios duram entre 30 segundos até 5 minutos
  • Durante o episódio podem ocorrer gritos, choros, movimentos como correr e andar pela casa
  • O coração acelera, os olhos podem ficar vibrados, suor e falta de ar
  • Geralmente acontece nas primeiras horas do período do sono

Dica: No caso de um pesadelo, tente acalmá-la para que ela volte a dormir tranquilamente. Sendo um episódio de terror noturno, não tente acordar a criança, mas certifique-se que tudo ao redor esteja fechado (como janelas e portas) e espere a crise passar. Não leve a criança para a sua cama, pois assim, estará transmitindo a mensagem que o ocorrido foi “grave” e ela não terá confiança para dormir em seu próprio quarto. Se for o caso, usar bichos de pelúcia como “protetores”, pois eles ajudam a criança a sentir uma sensação proteção na hora de dormir.

As causas exatas do terror noturno ainda são desconhecidas, mas especialistas acreditam que a condição esteja relacionada a perturbações no sistema nervoso central. Por isso, é fundamental o diagnóstico e o acompanhamento com uma Psicóloga, para que haja o devido tratamento e com isso, a diminuição dos sintomas.

Aqui na Madri Psicologia, você contará com acompanhamento clínico sobre este assunto e o tratamento, tanto para crianças como para adultos. A consulta poderá acontecer presencialmente em nossa clínica ou via chamada de vídeo, como você preferir.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.