Atendimento
psicopedagógico
O atendimento psicopedagógico é estruturado em duas etapas: Diagnóstico e Intervenção. Na fase inicial de diagnóstico, são aplicados diversos métodos para identificar as dificuldades de aprendizagem do paciente. Com base nessa avaliação, a psicopedagoga desenvolve intervenções que estimulam as funções cognitivas que ainda não estão ativadas, além de abordar aspectos afetivos e sociais.
O psicopedagogo desempenha um papel fundamental na construção da autonomia e independência do indivíduo, explorando como ele aprende e como se relaciona com o conhecimento. Durante as sessões, recursos como jogos, livros e tecnologia são utilizados para descobrir os estilos de aprendizagem do paciente, levando em conta ritmos, hábitos, motivações, níveis de ansiedade, defesas e conflitos em relação ao aprendizado.
Em suma, a psicopedagoga tem a missão de auxiliar o indivíduo que enfrenta dificuldades de aprendizagem a "se encontrar" nesse processo, ajudando-o a desenvolver as habilidades necessárias para alcançar seu pleno potencial.