PSICOLOGIA

Dica de hoje:Transtorno Afetivo Bipolar

Dicas da Dri

Transtorno Afetivo Bipolar

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 3 de março, 2021

É natural passarmos por alterações de humor: alegria, tensão, nervosismo, relaxamento. Mas, quando estas flutuações se tornam extremas, a bipolaridade pode ser a sua causa.

Transtorno Afetivo Bipolar

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

3 de março, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Características da Bipolaridade

No decorrer do dia, é natural passarmos por alterações de humor... Da alegria a tensão, ou do nervosismo ao estado de relaxamento. Entretanto, quando estas flutuações se tornam extremas e muito recorrentes, é possível que se trate de bipolaridade.

O Transtorno Afetivo Bipolar (conhecido como Bipolaridade) é uma doença crônica que afeta cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil.

Este distúrbio é caracterizado pela alternância, às vezes súbita, entre episódios de depressão com os de euforia e com períodos assintomáticos (entre a depressão e a euforia). As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da bipolaridade:

  • histórico familiar (casos da doença);
  • estresse intenso;
  • uso e abuso de drogas recreativas e/ou álcool;
  • mudanças na vida e experiências traumáticas;


Vale ressaltar que o Transtorno Bipolar possui níveis de intensidade e com isso, a aplicação de diferentes tipos de tratamentos. Ele pode ser: Bipolar tipo 1, tipo 2, não especificado,misto e Ciclotímico. A análise de uma Psicóloga, juntamente com o auxílio médico, possibilitarão o tratamento contínuo e assim, a melhora a longo prazo.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.