PSICOLOGIA

Dica de hoje:Abuso infantil, um papo reto

Dicas da Dri

Abuso infantil, um papo reto

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 20 de abril, 2021

Seja uma suspeita de violência doméstica, maus tratos ou violência psicológica, as crianças precisam ser ouvidas e protegidas, acima de tudo.

Abuso infantil, um papo reto

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

20 de abril, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Toda criança tem o direito de ser ouvida e levada a sério em sua narrativa

Quando uma criança apresenta: hematomas, dores no corpo, ansiedade e até mesmo um caso de alergia; estes podem ser sinais de que algo não está certo com ela. E, como psicóloga (atuando na área há mais de 10 anos), aconselho que nós: pais, familiares, professores ou responsáveis, precisamos estar atentos ao que os pequeninos tem a dizer.

Minha dica é: qualquer reclamação feita por uma criança deve ser levada a sério. Vá aos poucos sondando até que ela esteja à vontade para expressar o que sente.

Quando uma criança muda seu comportamento de uma hora para outra, ela pode estar sofrendo alguma forma de abuso (seja violência física ou psicológica, ou abuso sexual) e os sinais mais comuns são:

  • pânico quando vêem uma pessoa
  • descontrole de xixi ou cocô
  • não quer voltar para a escola ou para casa de alguém
  • insônia
  • vômito ou diarréia
  • se sente envergonhada ou culpada
  • alergias e coceiras no corpo

Havendo uma suspeita, leve a criança a uma Psicóloga, para uma análise minuciosa e profissional. Nos casos que chegam a minha clínica, utilizamos vários métodos para compreender a situação, como por exemplo, uma técnica lúdica onde os desenhos que a criança faz mostram o que ela vem passando.

Lamentavelmente, justamente em Abril, o mês da luta contra a violência e maus tratos infantis, vemos mais um triste caso: o pequeno Henry de 4 anos, que sofria severas violências físicas e não foi levado a sério em seus pedidos de socorro.

Se for um caso grave, com comprovação física ou psicológica, não hesite em denunciar ao Conselho Tutelar, discando o número 100.

Eu dedico a minha vida clínica para ajudar as pessoas, sejam crianças ou adultos, em seus dilemas, através de uma relação de confiança e respeito. Toda criança que chega ao meu consultório será ouvida e amparada.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.