PSICOLOGIA

Dica de hoje:O Burnout Parental e a quarentena

Dicas da Dri

O Burnout Parental e a quarentena

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 28 de abril, 2021

Cuidar e entreter os filhos, presos em casa por causa da quarentena, não é tarefa fácil. O resultado, são pais no limite da exaustão e a sensação de burnout.

O Burnout Parental e a quarentena

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

28 de abril, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

A quarentena aumentou a sensação de burnout nos pais em relação aos filhos

Imagine a seguinte rotina: trabalho, limpeza da casa, alimentação, compras de mercado, exercícios, contas a pagar... Agora adicione os FILHOS (com todas suas necessidades: comer, brincar, estudar online, tomar banho...) e, em cima de tudo isso, QUARENTENA (estudar dentro de casa, brincar dentro de casa...). Ufa! Parece puxado, né?

Pois é. A quarentena fez com que essa rotina ficasse ainda mais exaustiva para os pais. A sensação é que a lista de afazeres está nos sufocando e o tempo livre se evaporou. E isso tem deixado muitos pais com uma síndrome chamada: “Burnout Parental”.

As características desta síndrome são:

  • cansaço extremo (físico e mental)
  • Irritabilidade
  • esquecimento
  • alteração drástica no sono
  • frustração no papel de mãe / pai (e/ou culpa)
  • palpitação / tontura

Conciliar tudo isso não é tarefa fácil e precisamos estar atentos caso esses sinais já estejam acontecendo. Chegar no limite da exaustão é perigoso, a saúde se deteriora rapidamente pois corpo e mente trabalham o tempo todo sob tensão.

Como psicóloga, entendo que o confinamento trouxe novos desafios, principalmente aos pais com crianças muito pequenas ou adolescentes. Com isso, o papel de cuidar, amar e zelar exigiu mais dos pais / responsáveis, precisando haver um equilíbrio para se manterem firmes e constantes nesta missão.

Lembre-se: a exaustão parental não é sinônimo de ser um pai ou uma mãe ruim, mas demonstra que algo está em desequilíbrio e o sentimento precisa ser compartilhado com uma psicóloga, para que haja instrução e mudança na rotina.

Vale destacar aqui, algumas dicas: não queira abraçar o mundo todo de uma vez. O Burnout chega justamente porque faltou separar tempo entre as suas necessidades e a rotina dos filhos. Estabeleça horários na rotina. Curtir a família é fantástico, assim como poder se cuidar e curtir um pouco sozinho(a).

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.