PSICOLOGIA

Dica de hoje:A Síndrome de Otelo

Dicas da Dri

A Síndrome de Otelo

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 15 de junho, 2021

Quando o ciúme ultrapassa todos os limites e se transforma em uma obsessão ou uma distorção da realidade, pode se tratar da Síndrome de Otelo.

A Síndrome de Otelo

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

15 de junho, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

De Shakespeare a síndrome...

Em 1604, o famoso escritor William Shakespeare, estreou sua grande peça de teatro chamada: “Otelo, o Mouro de Veneza”. Nela é retratada a história de um general casado com Desdêmona, filha de um rico senador. Com o decorrer da história, o personagem Otelo desenvolve um ciúme doentio e paranóico por ela. Por isso, o ciúme patológico também é conhecido como: “Síndrome de Otelo”.

Veja, o ciúme é um sentimento natural a todos nós - mas, a potencialização em como ele se manifesta, pode gerar graves problemas. Algumas pessoas podem sofrer com o delírio (paranóia) de que seus parceiros(as) são infiéis e que não podem ficar sozinhos(as) nem por um minuto. Existe um sentimento de possessão, medo da perda e supervisão. É uma ideia obcecada de uma possível traição (quando na realidade, tudo é imaginário)... E fazem de tudo para provar que sua desconfiança é real.

Quem tem esta síndrome, pode apresentar estes sintomas:

  • Dificuldade para focar em atividades normais da rotina, por estar sempre desconfiado(a);
  • Paranoia e ilusão de uma possível traição;
  • Costume de telefonar ou mandar mensagens várias vezes ao dia para monitorar o parceiro(a);
  • Postura agressiva e violenta;
  • Ansiedade e raiva;
  • Chantagem emocional

Quando nós psicólogas atendemos casos de ciúmes, buscamos sempre entender qual dos 4 tipos de ciúmes estamos tratando: Ciúme ocasional, Ciúme reativo, Ciúme patológico de origem não psicótica e Ciúme patológico de origem psicótica (Síndrome de Otelo). A incidência e a frequência em que os sintomas aparecem, permitirá uma melhor forma de tratamento.

Ciúme doentio não pode ser configurado como “forma de amor" - na verdade, ele é uma distorção da realidade.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.