PSICOLOGIA

Dica de hoje:COVID: 500mil mortes e a elaboração do luto

Dicas da Dri

COVID: 500mil mortes e a elaboração do luto

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 22 de junho, 2021

Como lidar com o luto? Como superar? Será que a dor vai durar para sempre? Existe um processo, chamado de elaboração do luto. São etapas que precisamos passar para conseguir seguir em frente.

COVID: 500mil mortes e a elaboração do luto

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

22 de junho, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Como enfrentar a perda de alguém querido?

Infelizmente, o Brasil atingiu a impressionante marca de 500 mil vidas perdidas para a Covid. Eu e muito possivelmente você, perdemos neste período alguém querido: seja um tio, um primo, um pai, uma avó, esposo, amigos… Temos a sensação de impotência pela perda e inevitavelmente, o luto.

Como lidar com o luto? Como superar? Será que a dor vai durar para sempre? Este processo, foi chamado pelo psicólogo John Bowlby de “elaboração do luto”. São etapas que precisamos passar, tratar e assim encontrar forças para seguir em frente.

Bowly explica em sua teoria que durante este processo, passamos por 4 fases:

  • O choque: são as reações que ocorrem logo após o falecimento. A sensação de que aquele momento “não é real”.
  • Anseio e busca da figura perdida: a pessoa começa a perceber que a perda (falecimento) é real. Isso gera momentos de aflição e choro. A sensação é de que a qualquer momento, o ente querido irá aparecer ou entrar pela porta. Em alguns casos, objetos e roupas de quem faleceu ficam nas mesmas posições, intocados.
  • Desorganização e desespero: nesta fase é comum sentir que não conseguiremos superar a perda do outro e seguir vida. Por isso, pode haver uma sensação de angústia, depressão e apatia.
  • Reorganização: a vida precisará se reorganizar, agora sem aquela pessoa presente. Retomar a vida e seguir em frente é fundamental para superar o vazio. A pessoa se vê disposta a recomeçar, assumir um novo papel e retomar a vida do ponto que parou.

Cada um lida com o luto de uma forma diferente... O mais importante, é não passar sozinho(a), isolado(a) e sem acompanhamento.

A Madri Psicologia se solidariza com cada uma das famílias que perderam entes queridos e queremos oferecer uma palavra de conforto e atendimento clínico personalizado.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.