PSICOLOGIA

Dica de hoje:Insegurança Emocional

Dicas da Dri

Insegurança Emocional

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 21 de julho, 2021

A insegurança é um sentimento que pode nos paralisar. E, se ela for exagerada, pode se tornar um abismo entre a nossa realidade atual e nosso futuro.

Insegurança Emocional

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

21 de julho, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Uma paralisia através do medo de falhar

A insegurança é um sentimento que pode nos paralisar. Ela se manifesta quando nos deparamos com um desafio, seja profissional ou emocional, e não nos julgamos capazes de enfrentá-lo. Se a insegurança for exagerada, ela pode se tornar um abismo entre a nossa realidade atual e nossos futuros objetivos.

Ao analisar o sentimento de insegurança, a principal emoção vinculada, é o medo excessivo: seja de falhar, não agradar alguém ou a um grupo social, não ser aceito(a). A pessoa não se sente boa o suficiente para ser amada, reconhecida ou aceita - ainda que a realidade mostre o oposto. Uma pessoa insegura, bloqueia de forma inconsciente, as suas próprias ações como em um estado de paralisia.

Seja profissionalmente ou em um vínculo amoroso, a pessoa insegura pode criar fantasias, medos irreais, ciúmes doentios e carências afetivas, tornando turbulenta uma convivência agradável e sadia. A insegurança poderá também gerar um estado de constante fragilidade, envolta em pessimismo, anti-sociabilidade e até mesmo autossabotagem (sugerimos a leitura do post anterior a esse).

A origem deste estado inseguro pode estar ligado a propensões genéticas, contexto familiar e a história de vida. Nosso senso de segurança nos acompanha desde a infância, no vínculo com os pais e educadores. Mas engana-se quem pensa que começa na infância. Um adulto, eficiente e produtivo, poderá desenvolver, em um determinado ponto da vida, esta insegurança paralisadora e prejudicial.

Minha recomendação como psicóloga é pedir ajuda especializada. Através das sessões de psicoterapia, este sentimento que parece ser “indomável”, passa a ser entendido como superável.

Ainda neste quadro de insegurança, será trabalhado diretamente o fortalecimento da autoimagem, autoconfiança e a autoestima, ao longo prazo.

Vamos vencer isso juntos?

Se você se identifica com essa situação, ou conhece alguém que precisa de ajuda, me mande uma mensagem (e agendaremos uma consulta).

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.