PSICOLOGIA

Dica de hoje:Elon Musk e a Síndrome de Asperger

Dicas da Dri

Elon Musk e a Síndrome de Asperger

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 25 de maio, 2021

Graças a sua genialidade, suas invenções e por ser um dos homens mais ricos do mundo, ganhou o apelido: o Homem de Ferro da vida real. Ele também tem Asperger, uma síndrome que faz parte do T.E.A.

Elon Musk e a Síndrome de Asperger

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

25 de maio, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

Asperger e o T.E.A.

Elon Musk, CEO da Tesla Motors (fabricante de carros elétricos), da SpaceX (companhia privada para transporte espacial), vice-presidente da OpenAI (instituição de pesquisa em inteligência artificial), fundador da Neuralink, SolarCity, Boring Company... Graças a sua genialidade, suas invenções e o fato de ser um dos homens mais ricos do mundo (fortuna: 146 bilhões de dólares), ele ganhou o apelido:“o Homem de Ferro da vida real”, em referência ao filme da MARVEL, “Iron Man”.

O que poucos sabem a respeito deste “playboy, bilionário e filantropista” (como dizia Tony Stark), é de que ele possui uma síndrome chamada Asperger (assim como Einstein, Bill Gates e outros). Recentemente, em um programa chamado “Saturday Night Live”, Elon comentou como é viver com esta síndrome.

Mas, afinal de contas, o que é Asperger?

É um tipo leve de Transtorno do Espectro Autista (TEA); uma condição neurobiológica que interfere em como as pessoas veem o mundo ao seu redor. Quem possui esta síndrome, pode ter dificuldade na interação social, fazer pouco contato visual, gostar do isolamento, possuir apego a uma rotina, ter interesses estranhos por objetos (trens, aspiradores de pó…), ter dificuldade em interpretar emoções etc...

Muitos portadores de Asperger apresentam QI acima da média e uma criatividade fora do comum. O diagnóstico pode ser feito ainda na infância por uma equipe multidisciplinar (Psiquiatra, Psicóloga, Fonoaudiólogos) que possibilitará um ajuste comportamental e a superação das dificuldades sociais.

O acompanhamento clínico irá melhorar a maneira como este indivíduo vê o mundo, seu controle de ansiedade, no reconhecimento de emoções (as suas e dos outros),além de comorbidades como o TDAH.

Vale ressaltar que o indivíduo que possui Asperger pode (e vai) levar uma vida “normal”, constituir família e realizar inúmeros sonhos, mas, é fundamental que haja o acompanhamento clínico para minimizar os sintomas.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.