PSICOLOGIA

Dica de hoje:Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: sintomas

Dicas da Dri

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: sintomas

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 8 de dezembro, 2020

No TDAH o sintoma que mais prevalece é a desatenção. Outras características são: agitação, inquietação, rendimento escolar baixo, esquecimento, distração com algo do ambiente ou com os próprios pensamentos, dificuldade de organização etc.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: sintomas

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

8 de dezembro, 2020

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

A melhor forma de tratar um transtorno é tendo o pleno conhecimento sobre ele e buscar ajuda


Por isso, irei conversar com você hoje sobre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

No TDAH o sintoma que mais prevalece e caracteriza o transtorno é a desatenção. Outras características comuns são: agitação, inquietação, rendimento escolar baixo, esquecimento, distração com algo do ambiente ou com os próprios pensamentos, dificuldade de organização etc.

Estudos comprovam que o TDAH possui ligação genética e é resultante da alteração dos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina). Acredita-se que em torno de 60% das crianças e adolescentes com TDAH entrarão na vida adulta com alguns dos sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade.

Outro ponto muito importante a ser destacado aqui é que este transtorno pode simultaneamente gerar a depressão e ansiedade, por isso a necessidade de tratamento psicológico e psicoterapêutico.

O transtorno fica claro nos primeiros anos de escola e pode ser diagnosticado via testes e análise de comportamento.

No tratamento, é levado em consideração o TDAH e também as demais comorbidades inclusas e, a psicóloga poderá (em casos específicos) orientar o paciente para a busca por um psiquiatra (caso haja necessidade do uso de medicamentos). Crianças podem exigir os cuidados de uma equipe multidisciplinar, em função dos desajustes pedagógicos e comportamentais associados ao transtorno.

Ao longo dos meus 10+ anos de atendimento clínico, tenho visto a melhora significativa de crianças com o tratamento aplicado, tornando-as prontas para desbravar a vida adulta.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.