PSICOLOGIA

Dica de hoje:Discalculia: o que significa?

Dicas da Dri

Discalculia: o que significa?

Escrito por: Dra. Adriana Possoni, em 14 de janeiro, 2021

Crianças e, até adultos, que possuem dificuldade com números, operações básicas de matemática e memorização - isso pode ser o que chamamos de Discalculia

Discalculia: o que significa?

Escrito por

Dra. Adriana Possoni

Escrito em

14 de janeiro, 2021

Fale comigo

adriana_possoni@hotmail.com

Veja este post no Instagram

“Meu filho(a) não aprende matemática, e agora?”


Eu como Psicopedagoga, constantemente atendo pacientes (de crianças até adultos), que possuem dificuldade com números, operações básicas de matemática e memorização.

Isso pode ser o que chamamos de Discalculia, a prima-irmã da Dislexia. Este transtorno é caracterizado pela dificuldade de raciocínio matemático, aprendizagem dos conceitos relacionados aos números, memorização e entendimento de palavras.

Da leitura do horário do dia (como: 11:30hs), até uma operação simples (como: 10 + 10); torna-se um “monstro” para aqueles que possuem a Discalculia.

Já nos primeiros anos de vida de uma criança, é possível detectar e já dar início ao acompanhamento Psicopedagógico para minimizar os efeitos, através do conceito multidisciplinar, com efeito a longo prazo. Este transtorno pode acarretar ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção, se não tratado com diligência.

Vale ressaltar: a Discalculia não tem nada a ver com inteligência! Esta criança continua se desenvolvendo nas demais matérias, frequentando normalmente as salas de aula, mas tudo o que for relacionado a números, direções (norte, sul, leste e oeste), dimensões etc, ela apresentará uma debilidade.

Eu posso te ajudar

Atendimento online ou presencial – conte comigo!

Marque aqui sua consulta

Se você preferir nos visitar, dispomos de dois endereços para sua comodidade:

Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230, Sala 514 - Penha - SP

Av. Afonso Lopes de Baião, 1.193, São Miguel Paulista - SP

Um pouco sobre mim...

Sou Psicóloga e Psicopedagoga com especialidade em Psicologia Clínica. Atuo na área a mais de 10 anos e possuo consultório particular. Atendo crianças, adolescentes, adultos e faço terapia de casal. Utilizo como base a teoria psicanalítica Winnicottiana, ou seja, procuro compreender profundamente as causas possíveis dos sintomas que o paciente se queixa, bem como as maneiras para ele se apropriar de sua melhora.